In the end it's all nice

quarta-feira, maio 17, 2006

Geek heaven




As versões lançadas em cinema da primeira trilogia «Star Wars» vão ser editadas em Setembro em DVD.

Finalmente vamos ser possível ver em DVD o momento em que Han Solo (Harrison Ford) dispara primeiro contra Greedo. A Fox anunciou o lançamento a 12 de Setembro de novas edições de dois discos de «A Guerra das Estrelas» (1977, posteriormente reintitulada em Portugal apenas «Star Wars»), «O Império Contra-Ataca» (1980) e «O Regresso de Jedi» (1983). O primeiro disco terá as versões que foram lançadas originalmente nas salas de cinema (ou quase, pois pouco depois do lançamento do filme original em 1977, este foi reintitulado «episódio IV - Uma Nova Esperança») e o segundo disco a edição restaurada e revista por George Lucas, incluída nas edições actualmente disponíveis da "Star Wars Trilogy".

Recorde-se que George Lucas declarou que as versões digitalmente restauradas apresentadas em 2004 eram as versões definitivas da primeira trilogia. Ainda assim, não foram poucos os fans que nunca perderam a esperança de ver editados em DVD os filmes tal como eles os recordavam, que encabeçavam a lista dos 25 filmes mais desejados em DVD do site IGN.com. O lançamento agora anunciado corresponderá aos inúmeros pedidos, mas não constitui uma mudança de ideias de Lucas, de acordo com o comunicado de Jim Ward, da Lucasfilm: "O que sempre dissemos é que George via as versões revistas dos filmes como as versões definitivas. Ao longo dos anos, um número verdadeiramente incalculável de fans disseram-nos que gostariam de ver e ter as versões originais que recordam experimentar nas salas de cinema".

As alterações mais polémicas à trilogia surgiram em 1997, quando foram lançados nas salas de cinema com novas cenas e efeitos especiais melhorados. Entre as alterações mais substanciais contavam-se a presença de Jabba the Hunt logo em «A Guerra das Estrelas» (recorde-se que ele apenas aparecia em «O Regresso de Jedi»), o tempo adicional com a criatura do gelo que captura Luke Skywalker em «O Império Contra-Ataca» e alguns festejos galácticos com o fim do Império no último tomo da trilogia. E, claro, a mais contestada de todas: o facto de já não ser Han Solo a disparar primeiro contra o caçador de prémios Greedo (em 1997, Greedo disparava primeiro e em 2004 ao mesmo tempo de Han Solo). Em 2004, George Lucas lançou mais achas para a fogueira ao substituir Sebastian Shaw como Anakin por Hayden Christensen para a cena final de «O Regresso de Jedi».

Os filmes da trilogia, com o som original Dolby Digital 2.0, terão a qualidade vídeo que estava disponível em 1993, quando foram editados em laser disc e não a que esta disponível em 2006. De acordo com a Lucasfilm, serão vendidos separadamente a um "preço atractivo", que acaba por se verificar ser 30 dólares, ou seja, uns não tão atractivos 23,5 euros. O seu lançamento será limitado: as edições serão retiradas do mercado a 31 de Dezembro.

05-05-2006, in www.cinema2000.pt

4 Comments:

Blogger andalsness said...

a saga não acaba nunca man??!! yoda-se!

5:07 da tarde, maio 17, 2006

 
Blogger Mr. S said...

yoda-se mete nisso!

6:24 da tarde, maio 17, 2006

 
Blogger MasterPeace Dude said...

Here, here!

12:03 da manhã, maio 18, 2006

 
Blogger Zorn John said...

Já tenho o 10! Já tenho o 10!

5:13 da tarde, maio 18, 2006

 

Enviar um comentário

<< Home

 
online