In the end it's all nice

quarta-feira, janeiro 24, 2007

Oscares 2007












Aí estão os nomeados para os Oscares 2007. Curiosa surpresa foi a nomeação para melhor filme do simpático Little Miss Sunshine que, não sendo uma obra-prima, serve este ano para manter a tendência recente da Academia de reconhecer o trabalho e mérito do cinema mais independente e alternativo.

Será este o ano em que o trabalho de Scorcese é reconhecido pela Academia? Ou será o ano da consagração do cinema transversal e visceral de Alejandro González Iñárritu? Na minha opinião e, não tendo visto ainda The Queen nem Letters from Iwo Jima - sendo que os Oscares têm tanto de reconhecimento do mérito artístico como de agenda política - a corrida ao principal galardão vai-se fazer entre estes dois filmes: The Departed e Babel.

Clint Eastwood chegou a um nível de maturidade que tudo em que toca é no mínimo muito bom. Apesar da semi-desilusão de Flags of Our Fathers, diz quem viu que a segunda parte do díptico sobre a batalha de Iwo Jima redime o autor com uma visão serena e melancólica sobre o lado derrotado da mesma. Apesar disto, e dado todo o historial recente de prémios recebidos por Eastwood, penso que este ano não será (mais um) dele.

The Queen, do britânico Sephen Frears, aparenta ser um filme de linhagem clássica, muito ao gosto da Academia. E, apesar de acreditar que a força do filme - Helen Mirren - será reconhecida na categoria de melhor actriz, não acredito na vitória de um filme de tão brandos costumes este ano.

Como sempre, pode ser isto mas também pode não ser nada disto. E, apesar de no dia seguinte estar por certo a refilar com a injustiça deste ou daquele prémio e a chegar à conclusão que os melhores filmes do ano não chegaram nem perto das nomeações, lá vou estar eu a fazer serão no dia da entrega dos prémios. Porque, no final de contas, aquelas são as pessoas que, para o bem e para o mal, são a face mais visível e representativa da magia do cinema.

Lista completa de nomeações: http://www.imdb.com/features/rto/2007/oscars

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ok, vá lá ver... Ainda não vi The Queen e Letters from Iwo Jima. Não gostei de nenhum dos outros três para ganhar aquilo, mas acho que deve pender para Babel.
Para os homens, apesar de não ter visto nenhum dos filmes (e estar empenhado em EVITAR Blood Diamond, acho que o Forest Whitaker que tá em vantagem para melhor actor. E esse sim, quero ver!
Para melhor actriz, espero que não ganhe a Penélope Cruz cujo único grande mérito no filme do Almodóvar foi o fantástico plano aéreo que este lhe fez...
Merryl Streep por aquele filme? Nossa senhora... Acho que deve ganhar a Mirren, como dizes.
Nos secundários, voto Wahlberg e Kikuchi, mas só vi em alternativa Little Miss Sunshine.
Para a realização, desde que não ganhe United 93, fico contente - se o gajo quer fazer ficção, que o faça com coisas menos sérias.
Logo vemos...

5:43 da tarde, janeiro 24, 2007

 
Anonymous Anónimo said...

Eu dava o Óscar ao Leão da Estrela. Fabulosa a prestação do António Silva. Os outros ainda não vi.

:P

5:22 da tarde, janeiro 25, 2007

 
Blogger Zorn John said...

Anónimo fui eu, pessoal. Espero q n levem a mal

5:27 da tarde, janeiro 26, 2007

 

Enviar um comentário

<< Home

 
online